ChatGPT o que é? Qual a diferença com os chatbot? Vamos explicar tudo!

Quem já tentou conversar com um assistente virtual sabe como a experiência de comunicação com chatbots pode ser limitada. Mas uma nova tecnologia promete revolucionar a experiência de conversação através de sistemas de inteligência artificial que estão sendo considerados revolucionários.

ChatGPT O que é? Angola

 

Por: Joa Sumbo

Trata-se do ChatGPT, um modelo de rede neural desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de desenvolvimento de IA.  O ChatGPT é, basicamente, um robô virtual (um chatbot), mas com muito mais potencial de execução de tarefas. 

O programa foi lançado no mercado em novembro de 2022 e segundo a OpenAI, a ferramenta é treinada para interagir de forma a proporcionar a experiência mais proxima a conversação humana.

Então como funciona o ChatGPT? Vem daí que eu explico!

O ChatGPT foi criado a partir da técnica de inteligência artificial conhecida como  Aprendizagem por Reforço de Feedback Humano (RLHF, na sigla em inglês). Segundo a OpenAI, o processo de treinamento da ferramenta consiste em alimentar o chatbot com um grande conjunto de dados de texto e, em seguida, usar esses dados para que ele aprenda padrões dentro do idioma. 

Para isso, os treinadores humanos de IA realizaram conversas em que participavam dos dois lados, tanto do usuário (pergunta) quanto como se fossem o assistente virtual (respostas). Depois de diversas interações, os treinadores classificam as melhores conversas para que a ferramenta aprenda a gerar textos semelhantes. 

O Chat GPT, parece um chatbot usual à primeira vista, com uma interface bem simples e intuitiva. Mas quando o diálogo com o GPT começa é que o usuário se dá conta do grande avanço tecnológico que essa tecnologia dispõe.

Tudo que é respondido pelo GPT tem como base respostas anteriores e representa aprimoramento da sua programação inicial. Isso é possível pelo uso da tecnologia de aprendizagem de máquina ou Machine Learning.

Esse reconhecimento padrão então vai sendo afinado a cada interação do sistema com um novo usuário. Na prática, a tecnologia utilizada no Chat GPT pode ser empregada para automação de diversas tarefas, como:

  • Assistentes virtuais;
  • Bots de atendimento;
  • Serviço de suporte.

Para isso, é necessário que uma larga escala de informações e dados sejam usados para refinar cada vez mais o desempenho do GPT.

Qual é a principal diferença do Chat GPT para outros chatbots?

À primeira vista pode até parecer que o Chat GPT é apenas mais um chatbot, mas, como já explicamos, ele leva a funcionalidade desse recurso a um próximo nível.

Isso porque o Chat GPT consegue criar diálogos realistas e tem uma capacidade de resposta semelhante a assistentes virtuais de última geração.

Já os bots de conversa convencionais, embora sejam muito úteis para os negócios digitais, são mais limitados a atendimentos breves e não apresentam o mesmo nível de aprendizagem de máquina.

Normalmente, um chatbot tradicional é excelente para redirecionamentos para páginas de FAQ, para abrir chamadas para suporte e/ou realizar consultas de informações online.

Como usar o Chat GPT?

A utilização do Chat GPT ainda não é monetizada. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode acessar a ferramenta para teste.

Isso é feito para facilitar a colecta de dados para aprimoramento do sistema e, assim, otimizar a experiência dos usuários.

A expectativa dos investidores da Open AI é que a ferramenta seja monetizada futuramente, inclusive já existem planos para isso acontecer.

Mas enquanto os planos pagos não chegam, confira abaixo como usar o Chat GPT. Veja:

Acesse a página da ferramenta, clicando aqui;
Faça o seu cadastro na plataforma;
Após o cadastro, você estará logado e pode utilizar o Chat GPT;
Utilize a caixa de texto no meio da página para fazer uma pergunta;
Clique na seta de envio para receber uma resposta.

O Chat GPT é treinado numa ampla variedade de textos, incluindo piadas, por isso está bem equipado para gerar respostas bem-humoradas a esse prompt. Você pode até mesmo especificar um tipo específico de piada para o qual está a fim, como “Conte-me uma piada toc-toc”.