Iniciar sessão Suporte

 

O que é um endereço IP? Definição, Função e Tipos

A Internet requer endereços IP para reconhecer diferentes dispositivos para funcionar corretamente. Se você quiser saber mais sobre endereços IP e suas funções e tipos, vamos ler o artigo abaixo!

O que é um endereço IP?

Simplificando, a definição de endereço IP é uma série de números pertencentes a um dispositivo onde esses números são usados ​​para conectar um dispositivo a outro através da Internet. Isso permite que os dispositivos enviem e recebam informações obtidas da rede de internet.

O endereço IP consiste em duas partes, nomeadamente ID do host e ID da rede. O ID do host é útil para determinar o endereço do host, enquanto o ID da rede funciona para determinar o endereço da rede do computador. É por isso que o Endereço IP é capaz de fornecer o endereço completo do host até onde o endereço de rede do host está localizado.

Você sabia que um site também possui um endereço IP para que possa ser acessado. Por quê? Porque um site consiste em dados e vários arquivos que são combinados em um servidor de hospedagem em um dispositivo de computador.

Digamos apenas que para abrir o YouTube você precisa do endereço IP, ou seja, 208.65.153.238. Então, 74.125.224.72 é o endereço IP se você quiser usar o Google. Então, aqui você pode ver que cada site possui um endereço IP diferente.

Mas, toda vez que você quiser acessar um site, é necessário inserir o endereço IP? Certamente não. Em vez de digitar uma série de números, seria mais prático apenas memorizar o nome do domínio . Por exemplo, youtube.com.

Tipos de endereços IP

Os endereços IP são aparentemente divididos em vários tipos. Portanto, os tipos de endereços IP são:

IPv6

IPv6 é o tipo mais recente de endereço IP que foi criado porque a capacidade do endereço IP anterior (IPv4) estava baixa. IPv6 consiste em 8 números com comprimento de 128 bits e contém as letras de A a F que são escritas separadas por dois pontos. Esta sequência de caracteres é uma representação decimal de 16 números binários.

Em outras palavras, o IPv6 pode acomodar até 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços devido à grande combinação de números e letras no endereço IP.

Um exemplo de IPv6 é 2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334 . Para ser mais prático, escrever uma série de 0s geralmente é substituído por dois pontos duas vezes, como 2001:0db8:85a3::8a2e:0370:7334 .

A vantagem do IPv6 é que os seguintes endereços IP usam IPsec (Internet Protocol Security), que oferece integridade, autenticação e confidencialidade dos dados. 

Não se esqueça, o IPv6 possui um checksum IP que suporta multicast, o que permite que a transmissão de dados seja enviada simultaneamente para vários destinos, economizando largura de banda da rede. 

IPv4

O que você precisa saber a seguir sobre os tipos de endereços IP é IPv4. IPv4 é o tipo de endereço IP mais popular e tem sido usado há muito tempo. 

Se o IPv6 é uma combinação de números e letras, então o IPv4 é apenas uma sequência de números de 32 bits, onde os números são uma representação decimal de números binários de 8 bits. 

O IPv4 consiste em 4 partes (octetos) separadas por pontos. Cada parte (octeto) tem um valor de 0 a 255 como valor máximo.

Isso significa que o seguinte endereço IP versão 4 tem um intervalo de 0.0.0.0 a 255.255.255.255. Esta gama foi capaz de acomodar aproximadamente 4,3 mil milhões de endereços IP em todo o mundo. Um exemplo de IPv4 é 74.125.224.72 .

A vantagem do IPv4 é que o prefixo é bastante simples, por isso é suportado pela maioria das topologias de rede.

Endereço IP Dedicado

Endereço IP dedicado é um endereço IP especial usado por apenas um domínio. Se o seu site usa esse tipo de endereço IP, você pode obter um certificado SSL (Secure Sockets Layer), que é útil para criptografia e segurança, e também pode executar seu próprio FTP (File Transfer Protocol).

Além disso, um endereço IP dedicado é um endereço IP que torna o site acessível por meio de números antes mesmo de registrar o domínio.

Endereço IP dedicado é um tipo de endereço IP geralmente usado por usuários de hospedagem dedicada e hospedagem VPS em nuvem .

Endereço IP compartilhado

Endereço IP compartilhado é o oposto do endereço IP dedicado. Como o nome sugere, um endereço IP compartilhado pode ser compartilhado por mais de um nome de domínio. Geralmente, esse tipo é usado em servidores de hospedagem compartilhada onde os usuários compartilham recursos do servidor. 

A vantagem de um endereço IP compartilhado é que os custos são relativamente mais baixos. Então, interessado em experimentar os seguintes endereços IP?

Você já acessou um site usando um endereço IP, mas o endereço IP mudou todos os dias ou semanas? Se sim, então o site significa que usa um endereço IP dinâmico.

Os endereços IP dinâmicos oferecem segurança porque a série de números sempre muda, por isso não são fáceis de adivinhar e dificultam o acesso dos hackers à interface de rede.

A alteração do endereço IP será realizada quando um novo dispositivo for adicionado à rede, ocorrer uma reinicialização do dispositivo ou alterações na configuração da rede.

Endereço IP estático

Existem também endereços IP estáticos cuja sequência não muda, a menos que haja uma mudança na administração da rede. Quem precisa do seguinte tipo de endereço IP? Qualquer pessoa, especialmente dispositivos que estão frequentemente conectados a redes privadas e sites de empresas.

Dispositivos conectados a uma rede privada, como impressoras, obviamente exigem um IP estático para serem fáceis de usar. Não se esqueça do site da empresa para que os clientes possam ter acesso permanente ao servidor web e email.

No entanto, você terá que gastar um pouco mais para obter um endereço IP estático do seu provedor de serviços de Internet.

IP Público

A seguir, você conhecerá os tipos de IP público. Exemplos de servidores que usam endereços IP públicos são roteadores WiFi, servidores de e-mail e servidores de sites. Este endereço IP pertence a todos os dispositivos conectados à rede da Internet. 

No entanto, para usá-lo, você deve primeiro se registrar em um provedor de serviços de Internet ou provedor de serviços de Internet.

IP privado

Endereço IP privado é um tipo de IP usado por dispositivos para comunicação em uma rede local, como LAN ou Bluetooth. Um exemplo é o uso gratuito do telefone em hotéis ou escritórios. Portanto, os seguintes endereços IP não podem conectar o dispositivo à rede da Internet.

Também neste caso, a função do Endereço IP é permitir que o seu dispositivo se conecte à rede de internet e acesse diversos sites para obter informações.

Como funcionam os endereços IP

Então, depois de entender o que significa Endereço IP e seus tipos e funções, agora é a hora de você saber como funciona um Endereço IP. 

A forma como um endereço IP funciona é bastante simples. Em primeiro lugar, quando você quiser acessar um site, seu computador ou dispositivo estará conectado ao roteador de rede fornecido pelo provedor de serviços de Internet. 

Em seguida, o roteador se conecta ao servidor onde os dados e arquivos do site estão armazenados. Lá, o roteador acessará todas as informações que precisa para enviar ao seu dispositivo. Assim, você pode abrir o site que deseja.

Assim, estes três elementos, nomeadamente o dispositivo que utiliza, o router e o servidor têm os seus próprios protocolos de Internet e podem ser reconhecidos entre si. É por isso que os três podem se conectar ou comunicar entre si, enviar e receber dados.

Dado um conjunto exclusivo de endereços IP para cada dispositivo, o roteador pode enviar informações para o dispositivo certo. Se o endereço IP inserido não for adequado, o envio será cancelado automaticamente. Essa é uma explicação completa sobre o que é um endereço IP, seu tipo, função e como funciona.

Cada dispositivo deve ter um endereço IP para se conectar à Internet. Então, é importante você entender isso, amigo. Não esqueça de conferir mais informações sobre tecnologia no blog da PetroHost!