Iniciar sessão Suporte

Um domínio é um nome exclusivo dado para identificar um servidor de computador de forma que seja mais fácil de lembrar do que usar um endereço IP (Protocolo de Internet). Para facilitar o acesso dos visitantes a um site ou aplicativo online, o proprietário do site deve usar um domínio. A seguir está uma explicação adicional do que é um domínio.

O que é um domínio?

Tecnicamente, um domínio é um nome exclusivo que é o endereço de um site ou o endereço que leva os usuários ao site de destino. Basicamente, um domínio é uma forma simples de endereço IP que contém uma combinação complexa de números. Com tantos sites disponíveis, é claro que memorizar essas combinações de números é chato, não concorda? É para isso que servem os domínios.

O próprio domínio consiste em um nome e uma extensão de domínio. Por exemplo, petrohost.ao. Bem, ‘petrohost’ é um nome de domínio enquanto ‘.ao’ é uma extensão de domínio. 

Planos de Hospedagem

As próprias extensões de domínio são divididas em 3 categorias: extensões de domínio de nível superior, domínio de segundo nível e extensões de domínio de terceiro nível

Funções de Domínio

Você precisa saber que a Internet é uma rede gigante de computadores conectada entre si por meio de uma rede global de cabos. Todos os computadores na rede da Internet podem se conectar e se comunicar com outros computadores. 

Para identificar um computador, cada computador possui um endereço IP que é um rótulo numérico na forma de uma combinação de números separados por pontos, por exemplo 192.220.66.1.

No entanto, para a maioria dos utilizadores da Internet, estes números são difíceis de lembrar. Bem, é aqui que entra a função de domínio. Em vez de digitar números IP, que são bastante complicados, os usuários simplesmente digitam o nome de domínio na coluna de pesquisa de um mecanismo de pesquisa para abrir um site.

Após inserir um domínio em um mecanismo de busca, a solicitação será enviada ao Sistema de Nomes de Domínio (DNS) e então transferirá o nome de domínio para um endereço IP que é o endereço do servidor que hospeda o site. Em seguida, o servidor conectará rapidamente o site ao usuário.

Além disso, os domínios também trazem benefícios, principalmente na construção do seu blog. Aqui estão os benefícios de usar domínios para sites:

1. Melhora o SEO e desempenho do seu site

Usar um domínio pago significa que seu blog será mais visto pelos mecanismos de busca (Google) do que um domínio gratuito.

Portanto, isso terá um impacto no desempenho de SEO do seu blog , especialmente ao trazer tráfego orgânico posteriormente.

2. É mais fácil para os visitantes lembrarem

Usar um domínio pago em um blog também será muito fácil de lembrar pelos visitantes. Porque o blog que você usa parece único, elegante e não muito longo. Assim, os visitantes que acessarem o seu blog se lembrarão dele com muita facilidade.

Verifique outro conteúdo:

Tutorial para criação de site com Google Sites, veja como!

3. Ganhar confiança

Usar um domínio pago também aumentará a confiança dos visitantes. Principalmente quando os visitantes procuram um artigo no mecanismo de busca Google. Claro, os visitantes priorizarão artigos de blogs que usam o domínio

Como obter domínios baratos?

 

Para obter um domínio, precisamos primeiro determinar o nome de domínio que queremos usar. Você também precisa saber que se o nome de domínio que você procura tiver sido adquirido por outra pessoa, não poderemos mais usar esse nome.

Por exemplo, pretendes comprar um domínio na petrohost.ao mas para sua surpresa descobres que o nome já pertence a outra pessoa (indisponível), portanto não podemos mais comprar o nome.

VPS na nuvem

Antes de comprar o nome de domínio dos nossos sonhos , é uma boa ideia verificar primeiro o domínio no site whois.com ou você pode verificar o domínio na PetroHost para verificar sua disponibilidade. 

Então, se quisermos comprar um nome de domínio, devemos comprá-lo imediatamente, antes que alguém o tome.

A seguir, podemos escolher qual extensão de domínio usaremos e então comprar um domínio de um provedor de domínio. Atualmente, existem muitos provedores de domínio no mundo com preços competitivos. A PetroHost também fornece IDs de domínio a preços baixos, verifique agora!

Tipos de domínios

Conforme mencionado acima, os domínios têm 3 categorias. Qualquer coisa? Aqui está a lista.

1. TLD

TLD ou domínio de nível superior é o domínio usado com mais frequência. Os domínios TLD são muito fáceis de lembrar porque são comuns e muitas pessoas os utilizam. Exemplos de domínios TLD são .com, .net, .org e muitos outros. Os TLDs são gratuitos para uso em sites pessoais porque não se referem a uma organização específica. 

2. ccTLD

ccTLD ou domínio de primeiro nível com código de país é um domínio para descrever o código de um determinado país. Este domínio indica que o site em questão pertence a um determinado país ou é usado deliberadamente para direcionar visitantes do país de destino. Exemplos deste domínio são .id para a Indonésia e .us para os Estados Unidos.

3.gTLD

gTLD ou domínio genérico de primeiro nível é um nome de domínio específico para organizações em determinados campos. No entanto, este não é mais o caso, muitos sites públicos usam este domínio gTLD. Alguns exemplos de domínios gTLD são .edu para educação, .gov para governo, .mil para militares, .net para provedores de serviços de Internet e muitos mais.

4. TLD premium

Domínio de nível superior premium é um nome de domínio alternativo que usa extensões premium como .site, .host, .web e outras extensões, onde este tipo de domínio é relativamente novo.

A vantagem de um domínio TLD premium é que ele se refere especificamente a um site e pode ser usado como alternativa ao domínio .com, que já é usado por outras pessoas. No entanto, por trás das vantagens existem definitivamente desvantagens, nomeadamente o preço é relativamente mais caro, embora a extensão do domínio não seja tão familiar como os domínios gTLD comuns.

6. SLD

SLD ou Domínio de Segundo Nível é o nome de domínio que você registrou. Como lê-lo de trás para frente. Por exemplo, no nome de domínio petrohost.ao, o nome 'petrohost' é o que se chama SLD ou o que também costuma ser chamado de nome do site.

7. Domínio de terceiro nível 

Domínio de terceiro nível ou o que também é comumente chamado de subdomínio é o domínio localizado na frente do URL do nome de domínio unificado. Por exemplo, www.petrohost.ao, então 'www' é categorizado como um domínio de terceiro nível.

Variações de nomes de domínio

Depois de conhecer o significado de domínios, funções de domínio e exemplos de domínios, vamos discutir as variações de nomes de domínio que você pode usar. As variações de nomes de domínio são:

1. Domínio de segundo nível

Já abordamos um pouco esse tipo logo após o TLD, certo? Sim, isso mesmo. Exemplos deste domínio são .co.id que é usado por sites na Indonésia, .co.uk que é usado por vários sites na Inglaterra, .co.us que é usado por sites ou empresas na América e muitos outros exemplos.

2. Subdomínio

Com um subdomínio , você não precisa comprar um nome adicional se quiser adicionar compartilhamentos ao seu site. Você pode usar a melhor opção para sites de campanha ou outros sites que devem ser separados da página principal. Não precisa se confundir, basta criar um subdomínio que possa ser direcionado para um diretório específico no servidor.

3. Domínio Gratuito

A última variação de nome de domínio é um domínio gratuito, que você pode obter de vários construtores de sites, como WordPress.com, Weebly, Squarespace e assim por diante.

O nome de domínio é quase semelhante a um subdomínio porque usa o nome do site em seu domínio pessoal, por exemplo petrohost.wordpress.com, o que significa que o domínio vem do WordPress.

Como funcionam os domínios

Quando você insere um nome de domínio em um mecanismo de busca, o navegador envia uma solicitação à rede global de servidores que forma o sistema de nomes de domínio, ou seja, o Sistema de Nomes de Domínio. Em seguida, os computadores da rede global procurarão a localização do site que você inseriu.

Os servidores no DNS têm nomes diferentes dependendo da empresa que os gerencia. Portanto, os servidores no DNS também são chamados de servidores de nomes . Agora, depois que o navegador encontrar com sucesso a localização do site que você está procurando, o servidor enviará de volta os dados para serem exibidos a você. 

Sistema de nomenclatura de domínio

Para um sistema de nomenclatura de domínio, você definitivamente deseja um nome que seja fácil de lembrar e não complicado, certo? Para que mais tarde seja fácil para muitas pessoas encontrarem. Porém, é preciso atentar que atualmente existem tantos domínios registrados que é preciso encontrar um nome de domínio que seja único e diferente dos demais.

Algumas dicas de nomenclatura de domínio são as seguintes:

  1. Use um domínio popular como .com para facilitar a lembrança.
  2. Certifique-se de que seja único e curto. Se você tem uma empresa no setor de provedores de serviços de hospedagem, pode usar um nome como petrohost, suaeempresa, ou algo semelhante.
  3. Não use números.
  4. A última coisa para nomear um domínio é tentar fornecer um nome que seja fácil de pronunciar ou soletrar.

Domínio adicional vs domínio de estacionamento

Amigos, vocês conhecem esses dois termos? Normalmente, os provedores de serviços de hospedagem na web oferecem complementos de domínio gratuitos que você pode usar após comprar o domínio principal. Vamos lá, dê uma olhada na discussão a seguir sobre domínios adicionais e estacionamento de domínio.

Domínio adicional

Domínios adicionais são domínios adicionados quando você tem um domínio principal, mas os domínios adicionais não funcionam como subdomínios. Se o subdomínio ainda usa o nome de domínio principal, então o domínio adicional é apenas um domínio independente cujo conteúdo é muito diferente.

Mesmo assim, os visitantes do seu site podem não perceber que o domínio é um domínio complementar. Isso ocorre porque parece um site com um domínio separado.

Domínio de estacionamento

Domínio de estacionamento é um termo para um nome de domínio direcionado ao seu domínio principal. A forma como os domínios de estacionamento funcionam é quando você tem o domínio principal petrohost.ao e então cria o domínio petrohost.com

Os visitantes que acessarem petrohost.com verão exatamente o mesmo conteúdo da página que petrohost.ao. Porém, se houver um link no site, ele será redirecionado de volta ao domínio principal. Quase igual ao redirecionamento, mas na verdade muito diferente!

Aqui estão as condições e maneiras fáceis se você deseja transferir um domínio para Petrohost:

  1. A idade mínima do domínio é de 60 dias antes da transferência
  2. O limite máximo de idade do domínio é de 30 dias antes de expirar
  3. Existe um Código EPP (um código de domínio exclusivo na forma de uma combinação de caracteres, letras e números
  4. O domínio está no estado DESBLOQUEADO (a proteção contra roubo está DESATIVADA)

Se você ainda não está muito familiarizado com o mundo dos sites, os termos domínio e hospedagem podem ser um pouco confusos para você. 

Um domínio é um endereço criado para representar um site, enquanto a hospedagem é o local onde ficam armazenados todos os arquivos de que o site necessita. Sem um endereço de domínio claro, você terá dificuldade em encontrar o site que deseja.

Portanto, é altamente recomendável escolher um domínio que seja fácil e atraente.